- Área: 145 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Alexandre Haralampidis
-
Fabricantes: Bauru Lajes, Blocos e Blocos, Box São Vicente, Fantin Terraplanagem, JS Portões, Loja Master, MPM Estruturas Metálicas, Marcenaria Avante, Marmoraria Pederneiras
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila Pedreira surgiu da premissa de conceber um projeto de custo médio, em um lote padrão, com materiais e sistemas construtivos convencionais, mas que apresentasse ganhos espaciais dos ambientes internos e otimização das áreas livres.
A solução proposta foi a configuração da casa em dois volumes autônomos, implantados na porção oeste do terreno e orientados em leque para o sol nascente. No volume mais próximo à rua estão as áreas sociais: sala com pé direito duplo, cozinha integrada à sala e o mezanino-escritório; no volume do fundo estão os dois quartos, dispostos um acima do outro. As aberturas dos ambientes foram dispostas de forma a tirar proveito da localização do terreno na parte mais alta da cidade, proporcionando diversos enquadramentos da paisagem rural.
Os dois volumes se conectam pela laje que percorre o limite oeste do lote e conforma a varanda de lazer envidraçada, aberta ao jardim resguardado entre volumes. Este jardim mais recluso integra-se de maneira natural à área livre à leste, proporcionando alternância e continuidade de áreas mais resguardadas com outras visualmente conectadas ao exterior.
Como o terreno natural sobe a partir da rua, a casa foi acomodada num platô de 1,50m de altura que se estende desde o fundo do lote até a calçada. Neste ponto configura-se um terraço para a rua, ao modo de algumas tipologias de residências antigas que fazem deste espaço um lugar de interface da casa com o logradouro e os passeios públicos, de onde se pode observar a paisagem e conversar com as pessoas que passam. A elevação de nível proposta evoca também outras características tradicionais como a escadaria de acesso que faz a transição entre áreas abertas e privadas. Desta forma, a posição do bloco social centralizado no lote, circundado por um lado pela escadaria e por outro pela subida natural do terreno, faz com que ele funcione como rótula distribuidora dos percursos entre as áreas internas e externas, reafirmando a importância dos momentos de lazer ao exterior.
O projeto da Vila Pedreira buscou, enfim, maximizar as potencialidades de demandas e condicionantes comuns, a partir de uma visão de que a arquitetura de qualidade não depende de circunstâncias extra-ordinárias para existir, mas surge a partir dos materiais de trabalho que se tem à disposição.